junho 30, 2008

Blog # 126

Uma funcionária superior do Ministério da Educação, certamente avisada em matéria de avaliação, voltou à ribalta depois de afirmar que 'os alunos têm direito a ter sucesso'. É uma declaração e tanto, mas convém não mostrar escândalo. Ela tem razão. Os seus superiores também não mostraram escândalo quando viram os recentes testes de exames que hão-de vir a beneficiar as 'estatísticas do sucesso', apesar de os alunos declararem que eram fáceis de mais. O país tem direito a ter sucesso. Se não o consegue pelos meios habituais – trabalho, exigência, alicação, dificuldade – então que se lhe facilitem as coisas. Os alunos do 4º ano não sabem a tabuada? Forneçamos-lhes calculadoras desde o 1º ano. Que isso não impeça o maravilhoso 'sucesso' que faz a alegria dos medíocres. É a vida.

***

Leio a biografia de Paulo Coelho ('Mago', edição Planeta/Brasil), escrita por Fernando Morais. Um monumento de 600 páginas em que nada se esconde. Ao pé do marketing de Coelho, o dos portugueses é um folheto de pizaria de subúrbio.

***

FRASES

"Esta maricagem associativa mistura pseudo-intelectuais chiques com o 'lumpen' dos subúrbios."
João Gonçalves, no blogue Portugal dos Pequeninos.

"As pessoas distraem-se, começam a pensar na crise e perdem o interesse pelo sexo." José Serra, Reformado, 67 anos, ontem no CM.

Etiquetas: