junho 27, 2008

Blog # 125

Quer-me parecer que o Verão veio para ficar. O vice-Procurador-geral da República, Gomes Dias, diz que a cena de pancadaria no tribunal de Santa Maria da Feira foi "apenas um incidente", que "não deve ser dramatizado". Expliquemos que, depois da leitura de uma sentença, um juiz foi agredido a pontapé e uma juíza sofreu cortes no rosto e numa perna. Foi "apenas um incidente". De facto. Que um juiz leia a sentença e os réus o agridam de seguida deve ser entendido no quadro de um diálogo interclassista na sociedade portuguesa, perfeitamente justificável porque os tribunais funcionam mal e não há sistemas de segurança infalíveis. Quem são, afinal, os juízes, esses queixinhas – para se queixarem de levar uns tabefes no tribunal? Os professores também levam dos alunos, não é verdade?

***

O que é uma ideia perigosa? Quantas das ideias sobre ciência, educação, política, são consideradas perigosas no seu tempo – e depois se revelam ser as melhores? É esse o tema de 'Grandes Ideias Perigosas' (Tinta-da-China): genial.

***

FRASES

"Quero ver o capitão russo – que não faço ideia quem seja – a levantar o caneco na final." Rui Carmo, no blogue O Insurgente.

"Não há nenhum sistema infalível." Vice Procurador-Geral sobre agressões a juízes num tribunal, ontem no CM.

Etiquetas: