julho 04, 2008

Blog # 130

Os europeus, que construíram a figura do 'bom selvagem', edificaram também a estátua ao 'bom revolucionário'. De um a outro, a distância não é muita – até pelo facto de ambos se situarem na América Latina. Ao bom revolucionário estava entregue a tarefa de fazer as revoluções que a esquerda tinha preguiça de fazer na Europa. As FARC eram um desses redutos da revolução latino-americana, paga à base de droga, extorsões e raptos – como os de Ingrid Betancourt, agora libertada pelo exército colombiano, ao fim de seis anos de cativeiro e sem a colaboração do pateta venezuelano. Eu recomendaria aos apoiantes das FARC umas férias no paraíso revolucionário que manteve Ingrid prisioneira. Eles têm direito a estar próximos dos seus revolucionários e a apreciar os seus métodos.

***

Não apenas as canções, mas tudo o resto: 'Leonard Cohen, o Eterno Regresso', de Marc Hendrickx (Guerra e Paz) é um bom motivo para nos comovermos com uma aproximação à sua biografia de grande poeta. E música em fundo, como sempre.

***

FRASES

"Já é insuportável o 'vomitar do caviar', também ele pago a crédito." Paula Teixeira da Cruz, ontem no CM.

"Grande parte da identidade duma pessoa que não vê televisão vem do facto de não ver televisão." Alexandre Soares Silva no seu blog.

Etiquetas: