julho 03, 2008

Blog # 129

Ao contrário de muitos 'eventos' relacionados com a literatura e a edição, a Festa Literária Internacional de Parati (FLIP), no Brasil, que ontem abriu as suas portas com um debate sobre Machado de Assis, não está confinada ao pequeno meio dos literatos, académicos ou profissionais. Está presente o 'star system' local, um misto de 'beautiful people' que leu o último romance da moda e das 'elites' que aparecem em público. Eles vêm para apreciar o espectáculo, claro, mas também para ver os seus pares e serem vistos no meio de celebridades como Cees Noteboom, Zoe Heller ou Alessandro Baricco. Em Portugal, as 'elites' raramente falam de livros, e não sabem sequer pronunciar o nome dos autores da moda. Nem isso. O 'star system' português é muito pouco alfabetizado, de facto.

***

O novo romance do brasileiro Paulo Coelho será publicado em Setembro e em simultâneo numa série de países. Em Portugal, como de costume, o livro sairá com a chancela da Pergaminho. Coelho já vendeu mais de 100 milhões de exemplares.

***

FRASES

"A falta de respeito pelos juízes e a degradação da sua imagem foram alimentadas por este Governo." Rui Rangel, ontem no CM.

"Ela não tem um 'tipo' de homem, tem um 'género' de homem: prefere-os do género 'masculino'." Pedro Mexia no blogue Estado Civil

Etiquetas: