maio 13, 2008

Blog # 92

Dos 2200 processos de beatificação que ocupam teólogos e outros especialistas do Vaticano, 33 são de portugueses. O cardeal Saraiva Martins explicou ao CM que um desses processos (o da canonização dos beatos de Fátima, Francisco e Jacinta) não correu bem. Parece que o milagre que lhes foi atribuído "não se pode provar que seja um milagre". Para os mais cépticos tratava-se de um caso de diabetes "curável com o tempo". Basicamente, pede-se um milagre que seja mesmo milagre para poder avançar mais rapidamente com o processo. Sem querer, o cardeal, que é responsável pelas canonizações no Vaticano, lançou a dúvida fatal e o processo pode voltar ao princípio: à procura de um milagre que seja mesmo um milagre. É disso que andamos todos à procura, mas não necessariamente em Fátima.

***

António Sousa Homem, cronista do CM ao domingo, publica 'Os Males da Existência' (Bertrand), com prefácio de M. Filomena Mónica.

A D. Quixote acaba de publicar 'A Matéria do Poema', de Nuno Júdice. Poesia indispensável.

***

FRASES

"Barack Obama, por ser preto, falar bem e ser muito inteligente, parece-me o Ben-Uron ideal." Maradona, no blogue A Causa Foi Modificada.

"A ideia de ausência tem de ser combatida com a presença." Genial descoberta de Alberto Martins, líder parlamentar do PS, sobre as faltas dos deputados, ontem no CM.

Etiquetas: