abril 30, 2008

Blog # 83

Para Marcelo Rebelo de Sousa, Manuela Ferreira Leite tem de estar precavida: não basta ganhar o partido, é preciso ganhar o país. Este aviso de Marcelo devia ter sido dado ao próprio Marcelo quando tomou conta do PSD. A razão é simples: tanto em Marcelo como em Manuela Ferreira Leite, o problema não é o da relação com o país mas, antes, o da vida difícil no próprio partido. Tanto um como o outro valem mais do que o PSD – coisa que não acontece com eventuais líderes (como Passos Coelho) ou epifenómenos de época (como Menezes, Jardim ou Santana). O problema de Manuela Ferreira Leite, justamente, não é o de se atrever a lutar pelo país, mas o de não conseguir chegar a esse combate depois de lutar com gente que não teria qualquer tipo de projecção pública se não fosse o carreirismo e o caciquismo dentro dos partidos. No restante, a candidatura de Manuela Ferreira Leite é uma das últimas hipóteses de credibilizar o PSD depois destes assaltos que o descaracterizaram.

***

O objectivo do Estado não é a criação da felicidade, mas o de permitir a sua conquista. Por isso, o alcaide de Prado, uma pequena cidade chilena, nos mares do Sul, resolveu distribuir mensalmente quatro comprimidos de Viagra aos homens com mais de 60 anos. A ideia é melhorar "a qualidade de vida". Fazes bem, excelente alcaide.

***

Stefan Klein, físico, biofísico e filósofo escreveu um livro no mínimo curioso: 'Como o Acaso Comanda as Nossas Vidas?' (edição Lua de Papel) Mais do que auto-ajuda, é um discurso sobre o destino e a matemática.

Depois de 'O Caminho da Serpente', que revelou Torgny Lindgren, acaba de sair 'A Última Receita' (edição Cavalo de Ferro). Lindgren é um extraordinário mágico da literatura.

***

FRASES

"Aquando das autópsias, já os cadáveres se encontravam trocados." Juíza do Tribunal Administrativo de Coimbra, ontem no CM.

"A profusão de dispositivos de proximidade tecnológica roubou à vida o medo do adeus." Bruno Sena Martins, no blogue Avatares de Desejo.

Etiquetas: