maio 08, 2008

Blog # 89

Há duas formas grotescas de desvalorizar a candidatura de Manuela Ferreira Leite à presidência do PSD – e ambas têm sido utilizadas por adversários e comentadores. Uma delas diz respeito à sua idade; a outra tem a ver com "o regresso ao passado". As 'acusações' são típicas da politiquinha à portuguesa. Em primeiro lugar, a idade. Não é uma vantagem nem é uma desvantagem – é uma idade como qualquer outra. Ela sabe que não será poupada nem por ser mulher, nem pela sua idade. Depois, "o passado". No seu caso e diante das pantomineirices dos "rapazes de meia-idade" que recentemente têm tomado conta do partido, é uma vantagem visível; basta comparar. Falta agora acusarem-na de ser mulher para completar o quadro. Seria uma trilogia interessante que, reunida, só traz vantagens. Quem já percebeu isso, ao contrário dos outros candidatos, é Passos Coelho. Ele sabe que seria um dueto vitorioso, que sociologicamente faria o pleno do PSD, arrasando com a tralha que lá anda.

***

As autoridades angolanas criticaram Bob Geldof e o banco BES por tê-lo convidado a vir a Portugal. Acho bem. Esta gente tem a mania de que tudo se pode dizer e de que vivemos num mundo livre. Não têm respeito por nada – nem pelos bancos, nem pelos governos, nem pelos negócios, nem pelas conveniências. Depois queixam-se.

***

Diogo Mainardi, o polémico colunista da revista brasileira 'Veja', terá em breve o seu primeiro livro publicado em Portugal: o título é 'Contra o Brasil' (edição Bertrand), um romance.

Genial: 'Pioneiros', de Felie Fernández-Armesto é uma história das explorações e aventuras humanas até aos nossos dias (edição D. Quixote).

***

FRASES

"Não vejo hipótese de alguém acreditar, mas andei desde o fim-de-semana sem me lembrar da password do blogue." Rogério Casanova, no blogue Pastoral Portuguesa.

"Deitou muito sangue. Isto foi uma vergonha, ainda para mais à frente da escola." Moradora de S. Pedro da Cova depois de uma cena de pancadaria, ontem no CM.

Etiquetas: