maio 01, 2008

Blog # 84

O presidente da República escolheu o 25 de Abril para falar da relação entre os jovens e a política; é um assunto recorrente e ao qual os políticos dão invariavelmente a mesma resposta, arengando sobre a "participação cívica", o "sistema eleitoral" e a "informação". A verdade é que nunca houve tantas hipóteses de participação cívica, tanta possibilidade de alterar o sistema eleitoral, e tanta informação sobre política. António Guterres pensou um dia em alterar a idade de voto, que desceria para os dezasseis anos – era uma proposta radical, que iria inquinar o sistema e baixar a qualidade da comunicação política (nessa altura, eu defendi que a idade de voto deveria passar para os vinte). Claro que o mal está na política e nos políticos: qualquer estudo nos dirá que a qualidade dos deputados e dos dirigentes está a baixar. Quem, no seu juízo, irá preocupar-se em dar ouvidos a gente que precisa de aprender gramática e regras de convivência? Esse, sim, é o problema.

***

Vêm aí maus tempos. Não se trata da "crise geral do capitalismo", mas da crise do planeta. O que está em causa não é apenas o sistema financeiro mas, também, a economia real: a do preço dos alimentos e dos produtos essenciais. Por detrás da euforia dos vencedores passeia a sombra da depressão. Certinho como estarmos aqui.

***

O novo romance de Sofia Marrecas Ferreira é 'Só Por Amor' (Asa – uma bela capa de Paula Rego) e acaba de chegar às livrarias.

Fundamental: as 'Memórias Políticas' do Marquês de Alorna (o 3.º, D. Pedro) em edição preparada por José Norton (edição Tribuna da História); ou como se sonhava em ser moderno no século XVVIII.

***

FRASES

"Passos Coelho pode ter algumas 'bases'. Falta-lhe, porém, alguma 'base'. Tem tempo." João Gonçalves, no blogue Portugal dos Pequeninos.

"Obviamente que a Madeira nunca reconhecerá um líder que não tenha pelo menos 50 por cento dos votos dos seus militantes." Alberto João Jardim, ontem no CM.

Etiquetas: