maio 06, 2008

Blog # 87

Mais barato do que a opinião, só a tarefa de legislar. E legislar abundantemente é ainda mais barato. Por mim, quando vejo os partidos ou os deputados a gabarem-se de terem apresentado centenas de projectos de lei, tenho medo. Imagino os legisladores sentados nas suas salas, rodeados de códigos, desenhando o país a régua e esquadro, como ele seria num mundo perfeito – depois, basta comparar com a realidade e legislar para que a realidade se aproxime do mundo perfeito. O leitor não ria. Basta reparar na quantidade de produção legislativa e no volume de texto de cada lei. Os juristas acham que Portugal tem leis perfeitas (ou quase); é o seu negócio. Infelizmente, leis tão perfeitas não impediram que Portugal figure no fundo da lista dos países europeus num estudo sobre a "qualidade da democracia". Parece que o problema é "da sociedade", que se recusa a "participar". Ninguém explicou aos génios que as sociedade só se mudam quando elas quiserem ou estiverem preparadas.

***

Imagine o leitor que, no seu emprego, diz que quer mudar de chefe. Foi o que ontem fez o director da Polícia Judiciária: não quero estar sob a tutela do Ministro da Justiça, prefiro o da Administração Interna. Durante todo o dia aguardei que fosse afastado do cargo mas, à hora do fecho desta edição do CM, estava tudo igual. Assim vamos.

***

O novo livro de Pepetela, 'Contos de Morte' vai ser publicado pelas Edições Nelson de Matos ainda este mês.

O grande lançamento da Caderno para este mês é 'Gomorra', uma 'viagem ao império económico e ao sonho de domínio da Máfia napolitana', de Roberto Saviano. Em Itália, o livro vendeu mais de um milhão de exemplares.

***

FRASES

"Um miúdo de 12 anos não pode ter vontade de fumar 'charros', só o faz se for aliciado." M. Pinto Coelho, ontem no CM.

"M. Ferreira Leite não provoca excitação mediática; […] não atrai os 'jovens'. É precisamente em quem eu votaria se fosse militante do PSD, será nela que votarei nas legislativas de 2009." Filipe Nunes Vicente, no blogue Mar Salgado.

Etiquetas: