maio 09, 2008

Blog # 90

Por mais vontade que uma pessoa tenha de deixar um aceno simpático para a ministra da Educação, a verdade é que ela se encarrega de impedir o gesto. Não apenas por culpa dela, mas sobretudo por causa da "doutrina" que domina o Ministério e os seus pedagogos oficiais. É por isso que a ministra diz (numa entrevista à TVI) que a liberdade de escolha é nefasta e prejudicial e é por isso que admite veladamente que o caminho para acabar com o insucesso escolar é o fim das reprovações. Todos sabemos de onde vêm essas ideias e todos (com as naturais excepções dos génios que a ministra tem a cercá-la no ministério) sabemos que os resultados podem ser bons para as estatísticas mas são maus para o ensino. Os governos pensam que um bom ministro da Educação se deve limitar a pôr a casa em ordem; isso, a ministra fez. Mas pedia-se mais: uma mudança na cultura da escola, um sinal de que o ministério não quer apenas melhorar as estatísticas, mostrando serviço administrativo.

***

Os magistrados criticaram a escolha de um não-magistrado para a direcção da PJ. Compreende-se a tentação corporativa, mas deve lembrar-se a lista de magistrados que estiveram à frente da polícia – e os resultados fraquinhos. O problema é que todos acham que a PJ deve fazer o "seu trabalho"; o seu, "deles", não o seu, "dela".

***

Bagão Félix na literatura: a 15 de Maio sai o seu 'O Cacto e a Rosa' (edição Sextante). Na colecção de ficção.

Agora sim, a 13 e 14, Zadie Smith, a autora de 'Dentes Brancos' e 'Uma Questão de Beleza' (Dom Quixote) estará em Lisboa. Todos achamos bem.

***

FRASES

"Porque será que não escrevem coisas normais e despretensiosas quando têm como objectivo darem-nos informação?" Joana Carvalho Dias No blogue Hole Horror.

"O Governo quer uma democracia tutelada ou, convenientemente, uma democracia amordaçada. Mansa." Paula Teixeira da Cruz, ontem no CM.

Etiquetas: