novembro 15, 2007

"O mar de Casablanca" - novo romance


Francisco José Vieigas revelou em mais uma Tertúlia do Casino Figueira que o seu próximo livro se chamará “O mar em Casablanca” e trará de volta o já famoso inspector Jaime Ramos.

Com moderação do jornalista Carlos Vaz Marques, o autor falou da sua obra e de como constrói a sua personagem principal. A história começa com o aparecimento de um cadáver no Palace de Vidago durante uma festa, aproveitando precisamente o evento que marcou o encerramento o edifício para obras de remodelação a cargo do arquitecto Siza Vieira. A sugestão foi do próprio administrador, António Pires de Lima, para que Francisco José Viegas aproveitasse o cenário do Palace para um dos seus livros. A acção desenrola-se também em Angola e Brasil, fazendo jus à forte ligação emocional que o autor mantém desde há vários anos com aquele país.

O autor acaba, aliás, de regressar do Brasil, onde pode assistir, num festival de cinema de língua portuguesa à adaptação de “Longe de Manaus”. O romance foi uma das quatro obras escolhidas para serem adaptadas a cinema para o festival e, afirmou Francisco José Viegas, “encheu-me de orgulho e contentamento”. O guião, que é no fundo a biografia do Jaime Ramos, foi escrito por Marçal Aquino e Newton Cannito, expoentes do guionismo brasileiro que “fizeram um excelente trabalho em torno da figura de Jaime Ramos”, afirmou ainda o autor. “Além de me terem dado imensas ideias para o meu próximo livro, que eu vou aproveitar”.

in O Primeiro de Janeiro Online - 15 Novembro 2007