fevereiro 03, 2007

Don Corleone no prato


O La Mafia é enorme e fica na zona mais popular de Matosinhos. Um restaurante francamente na moda.

Matosinhos é, na área limítrofe do Porto, propria­mente dito, um caso de florescimento de bons restaurantes; a Rua Brito Capelo e seus arredores (a chamada zona das marisqueiras) continuam a não desiludir na categoria "bom garfo", mas introduzin­do aqui e ali elementos quer de exotismo quer de cosmopolitismo (cozinhas francesa, espanhola, argentina, italiana...). É bom.

Entremos, pois, no La Mafia, no coração da zona: um salão amplo, vastíssimo, de um notável pé direito, decoração inspirada na filmografia do tema (sobretudo com cenas de 'O Padrinho'), tons claros, ilumina­ção que não pretende esconder nada. Fomos num sábado à noite — bandos de crianças percorriam os espaços deixados livres, e adolescentes acantonavam-se como podiam, em jantares colectivos que serviam para mostrar as indumentárias, as unhas, os ténis (perdão, as sapatilhas) e, aqui e ali, o vozeirão e o excesso de presença. De nada disto tem culpa o La Mafla, evidentemente — as coisas são o que são.

Famílias de um quarto e de meia-idade distribuíam--se também estrategicamente, aproveitando o sábado para conhecer um dos restaurantes da moda em Matosinhos. Saúde para todos, mas era ruído demais. Por estas e por outras, o nosso pedido demorou uma hora e vinte minutos a apresentar-se à mesa, depois de termos pedido dois vinhos que só existiam na carta e não nas prateleiras da casa. Escolhemos entre quinze saladas, treze entradas (com cinco 'carpaccios' e três pratos de ovos), cinco gratinados (duas lasanhas, verde e de carne, pastéis de beringela, almôndegas com molho de cogumelos e queijo), vários crepes (beringela; 'carpaccio' com mostarda; presunto, 'emmental' e ovos de codomiz; queijo de cabra, passas e pinhões; presunto, tomate, 'emniental' e azeite) e uma lista confortável de massas. Designações apetitosas: rigatoni, 'fusili', 'tagliatelle'; 'gnocchi', 'gnochetti', 'bumbetti', 'tortelini', 'cappelettí', entre outras, com molhos substanciais.

Para lá disto, o La Mafia apresenta uma lista de carnes onde há quatro bifes, e ainda 'involtini' com queijo e 'bacon', além de três "arranha-céus", ou seja, 'entre-cote' (que a tradução na lista apresenta como "entre-costo") com cogumelos, com pimenta ou em varian­te de quatro queijos, coberto de batata frita palha.

Vamos às provas? Do que nos calhou, os crepes eram razoáveis em se tratando da massa; talvez barroco o de presunto com ovos de codomiz planando, escalfados na manteiga do molho; dispensável o de 'carpaccio' com mostarda, uma vez que se perde a frescura do 'carpaccio' e não se ganha nada com a mostarda; um 'carpaccio' de novilho que se provou estava perfeito, muito apresentável com pãozinho quente, uma aproximação de 'foccacia'. Já nas mas­sas, registemos que o 'spaghetti nero', tingido de choco, é uma novidade nos cardápios e serve sobre­tudo para apascentar a imaginação burguesa. Digamos que estava no tom mediano, mas a quanti­dade de salmão era generosa. Quanto ao outro 'spaghetti', veio servido com gambás 'ajillo', ou seja, uma certa quantidade de bichos de tamanho médio, mas com massa que tinha passado o ponto — o resultado era uma pasta descaracterizada e ligeiramente seca, em que não se descortinava o destino dos mariscos; ou seja, estavam lá.

Nas carnes, há aqui um truque: o tom suculento do bife com patê de 'foie'. Verdadeiramente, o aman­te de carne quer carne — e esta era uma peça que assessorava qualquer apetite; acrescentando-lhe uma fatia de 'foie', a coisa torna-se perigosamente seduto­ra, percorrendo já metade do caminho. No caso do arranha-céus de entrecosto – ou seja, de 'entrecote' - com 'funghi', a peça veio laminada, com bom corte, coberta de batata palha de boa extracção, ainda quentinha. Não se percebeu a razão deste amontoado de batatinha sobre a carne, mas o fenómeno (misto de acontecimento geotérmico, de design & equilibrismo, e de recuo à infância) parece cativar a clientela.

A carta de sobremesas é interessante: além do 'tiramisu', há tarte Sacher, pastel siciliano, 'brownie' com gelado, profiteroles ou crepes de chocolate. Pena o ruído, a demora no serviço e alguns deslizes.

À lupa
Vinhos: * *
Digestivos: * *
Acesso: * * *
Decoração: * * * *
Serviço: * *
Acolhimento: * *
Mesa: * *
Ruído da sala: *
Ar condicionado: * * *

Garrafeira
Vinhos tintos: 26
Vinhos brancos: 11
Portos & Madeiras: 8
Uísques: 22
Aguardentes & Conhaques: 4
Grappas: 4

Outros dados
Charutos: Não
Estacionamento: Parque nas proximidades
Levar crianças: Sim
Área de não-fumadores: Não
Reserva: Imprescindível
Preço médio: 35 euros

LA MAFIA
Rua Brito Capelo, 1133
4450-078 Matosinhos
Telefone 229 378 896
Encerra às segundas-feiras

in Revista Notícias Sábado – 3 Fevereiro 2007