janeiro 27, 2007

Coisas gerais e insuportáveis

1. Coisas gerais: o F. C. Porto empatou o seu último jogo com o Tourizense. Coisas insuportáveis e risíveis: ontem mereceu perder com o Leiria, mesmo com erros do árbi­tro e anti-jogo manhoso do Leiria. Falta à equipa o que faltava há me­ses: um marcador corajoso. Agora eu compreendo como se empatou com o Tourizense – foi um resultado e tanto. Dito isto, segurem-se. E bem.

2.Vi um "Grenal" – um Grémio-lnternacional. E, portanto, vi Rentería jogar. Na verdade, Rentería era um dos melhores "colorados" de Porto Alegre, e custa-me a acreditar na facilidade com que Abel Braga o deixa sair sem armar um dos seus protestos. O colombiano tem uma vantagem sobre outros: aparece, remata e festeja. O F.C. Porto precisa de um marcador corajoso.

3. Mas, se gosto de Rentería lá na frente, tenho medo que Quaresma desapareça – ele tem sido um dos pilares da equipa. Nesse caso, re­comendo que o F. C. Porto não saia de Porto Alegre e traga Lucas Leiva. Tem a vantagem de ser gremista, mas obrigava a desmontar o apare­lho estratégico de Jesualdo. Ou a inventar um novo extremo. As hipó­teses agradam-me.

4. A imprensa inglesa festeja e an­gustia-se com a hipótese da saída de Mourinho do Chelsea. Depois de uma semana a ler as páginas de desporto britânicas, fico novamen­te adepto do português. Sem revanchismo nacionalista; pouco me importa, neste caso, que ele seja português. Simplesmente, Mourinho baralhou o esquema de com­portamento daquele estrelato de barões e burocratas. Cá ou lá, Mou­rinho faz a diferença, e isso é insu­portável. Deixa-os sem respirar, ou seja, mostra-lhes como são peque­nos e como se pode ser bom, ousa­do, talentoso e irónico. Também isso é insuportável.

5. Mourinho é insuportável para essa gente que anda pelas secreta­rias. Tal como Cristiano Ronaldo é insuportável para Scolari e os seus rapazes da imprensa e dos comen­tários de jogo. O talento desconcerta, como se sabe. Esta semana, a imprensa recordou que Cristiano Ronaldo é o melhor de Inglaterra – mas, evidentemente, nunca irá à missa com Scolari, que já o tinha anunciado como um "flop".

6. Paredes foi para o Sporting mas não conseguiu repetir a sua época de ouro portuguesa; não é, no en­tanto, uma desilusão. Nos relvados, raramente se consegue uma "repri­se" luminosa. O Benfica tenta agora Derlei, mas o brasileiro, ao contrário do paraguaio, tem ainda um cami­nho para percorrer e não é um pré-reformado.O"Ninja" vale o seu peso. Depois de ter sofrido uma lesão em Alverca, antes de Genselkirchen, seria torpedeado por Tonito na pré-época seguinte. Derlei nunca mais foi o mesmo. Desse jogo recordo as palavras de Jaime Pacheco, treina­dor do Boavista (onde jogava Toni­to): "É assim que eu gosto."

7. O Leiria entregou ou vai entregar um DVD com gravações de arbitra­gens de Lucílio Baptista. Faz bem. Sempre achei que é um árbitro que gosta de deixar marca. Daquelas subtis, de derradeiro minuto, ou ainda mais subtis, no risco da área. Dizem-me que se trata de "arbitra­gem inteligente". Deve ser. Vejam as imagens.

in Topo Norte – Jornal de Notícias – 27 Janeiro 2007