fevereiro 15, 2011

Blog # 802

O CM de ontem dá uma importante notícia: em janeiro houve 172 imigrantes inscritos no Programa de Apoio ao Retorno Voluntário – não apenas brasileiros, mas também santomenses, angolanos, cabo-verdianos e de países do Leste. Até ao final do ano supõe-se que alguns milhares possam abandonar Portugal, a acrescentar aos que já o fizeram ao longo de 2010. É mau sinal esta saída de imigrantes (não apenas porque traduz o aumento do desemprego e a agudização da crise económica). Nos últimos anos, foram eles que trouxeram sangue novo a um país envelhecido – mas também com algumas perspetivas de crescimento. A integração de muitos desses estrangeiros contribui ou para mudar a nossa palidez, ou para mudar os nossos hábitos de trabalho, ou para impedir a solidão portuguesa.

***

João Paulo Cuenca é uma das vozes mais interessantes da nova literatura brasileira. A Caminho acaba de imprimir ‘O Único Final Feliz para uma História de Amor é um Acidente’. Excelente título para depois do “dia de São Valentim”.

***

FRASES

"Se ele contasse o que fez àquele pai já tinha era sido preso." Popular de Vila Verde da Raia, Chaves, sobre Carlos Teixeira, que matou o pai a golpes de foice. Ontem, no CM.

"Farto de política, enfadado da pátria, opto por trazer-vos um travo de pecaminosa luxúria." Pedro Norton, no blogue Delito de Opinião.

Etiquetas: