fevereiro 08, 2011

Blog # 797

James Dean completaria hoje 80 anos. Como seria hoje o ator de ‘Fúria de Viver/Rebel Without a Cause’, ou de ‘A Leste do Paraíso’? A imagem que conservamos da sua beleza, da sua melancolia, de um olhar vago e indeciso, de certa androginia – seria ela prolongada em outros filmes ou, consoante os argumentos, procuraria outros caminhos? Esses aspetos esconderiam outros, mais dramáticos, mas o Jim Stark que ele interpreta no filme de Nicholas Ray ficará como emblema de uma desilusão banal sobre o mundo em que os gangues delimitam o pátio da adolescência. Mas em ‘A Leste do Paraíso’, de Elia Kazan, é John Steinbeck puro – vida dura e difícil, sem complexos nem torturas psicológicas. Seja como for, James Dean teria hoje 80 anos. Poderia ter envelhecido e tornar-se mortal.

***

“O Diabinho da Mão Furada”, de António José da Silva (O Judeu), é oum lançamento da Guerra e Paz / Três Sinais – um clássico escrito por um nome que nunca devia ter deixado de ser um dos nossos clássicos.

***

FRASES

"Se me puser a pensar, em casa, que vou fazer uma cena sexual fico nervosa." Paula Lobo Antunes, ontem, no CM.

"Resolveram começar um livro, em menos de três tempos tinham-no pronto." J. Rentes de Carvalho, no blogue Tempo Contado.

Etiquetas: