janeiro 20, 2011

Blog # 784

Vi-as ontem à tarde na Biblioteca Municipal da Nazaré (um prodígio de organização e de serviço público): fotografias de Stanley Kubrick captadas no litoral da vila e datadas de maio de 1948. Belíssimas. Mulheres de negro, marés vivas, um casal que se à frente de um moinho, crianças que se desfazem num riso humilde. A primeira surpresa é a de se tratar de fotografias de Stanley Kubrick tiradas na Nazaré; a segunda é a da sua interpretação fulgurante, claríssima: Portugal está ali, pobre, sorridente, diante do mar. O estudo ontem divulgado pela consultora GFK é o outro lado do espelho: mais de metade dos portugueses diz que está pior do que antes do 25 de abril. Isto, mais do que as banalidades acerca das conquistas de abril, devia fazer pensar os vendedores de passados.

***

A Sextante continua a apostar na publicação das obras de Rubem Fonseca, de quem já publicou ‘O Seminarista’, o mais recente. Agora, vai ser ‘Bufo & Spallanzani’, muito em breve, à entrada da primavera. Rubem é Rubem, é muito bom.

***

FRASES

"Cá tenho uma bolsa de 1500 euros. Em Inglaterra ganharia pelo menos o triplo." Joana Marques, cientista, investigadora, Prémio L’Oréal. Ontem, no CM.

"O Real Madrid é pequeno demais para acomodar simultaneamente Valdano e Mourinho." André Azevedo Alves, no blogue O Insurgente.

Etiquetas: