janeiro 18, 2011

Blog # 782

O negócio do Facebook é a privacidade. A nossa privacidade não interessa apenas ao Estado ou aos vizinhos – interessa a quem quer comprá-la por vários motivos comerciais e políticos. Através dos nossos dados no Facebook, como no Google, há várias empresas e sistemas públicos de informação que sabem tudo sobre nós: que livros lemos, que compras fizemos, que carro temos, que opiniões defendemos, que opções sexuais tivemos. A partir de agora, as aplicações do Facebook podem pedir e registar os nossos endereços e números de telefone (para vender, claro). O nosso gigantesco ‘login’ na internet não tem apenas a ver com a privacidade – tem a ver com o fim dela. E mais: com a quantidade de idiotas e de criminosos à solta na internet, pode significar o fim da própria identidade.

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A Tinta-da-China publica este mês um conjunto de estudos universitários “em homenagem” a José Medeiros Ferreira. No próximo mês, sai um livro do próprio Medeiros Ferreira – sobre os Açores e questões de política internacional.

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FRASES

"Discutir os caráteres dos políticos e vasculhar os seus eventuais telhados de vidro é bom." Tiago Moreira Ramalho, no blogue A Douta Ignorância.

"Quero que o público passe por emoções contraditórias." Xavier Durringer, realizador de um filme sobre Sarkozy. Ontem, no CM.

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