janeiro 19, 2011

Blog # 783

Nos EUA, as livrarias Borders esmagaram milhares de livrarias independentes com preços baixos e campanhas agressivas. Foi um festim de loucos que durou enquanto a Amazon não expulsou a Borders do pódio com preços ainda mais baixos (já se conhecia o mesmo fenómeno no mundo da música) e muito menos escolha. Hoje, editores, distribuidores e leitores lamentam-se porque desapareceu a possibilidade de escolha a preços decentes e com livreiros de categoria, entre estantes que relembram, em cada prateleira, a história do livro e da comoção que se propaga pelas suas páginas, como um contágio que permitiu o nascimento e o florescimento de uma civilização. Hoje, temos de aprender a desconfiar. O “maravilhoso mundo novo” tem armadilhas a cada passo. Costumamos cair em todas.

***

António Figueira escreve (muito bem) nos blogues ‘5 Dias’ e ‘Albergue Espanhlol’ – a D. Quixote publica em fevereiro o seu primeiro livro de contos: ‘O Homem de Campo de Ourique e Outros Contos’. Dezassete histórias, nem menos uma.

***

FRASES

"O que procura uma mulher antes dos trinta: procura um cafajeste. Há que aproveitar, jovem." Luís M. Jorge, no blogue Vida Breve.

"Quando se veem 40 anos de carreira condensados em três minutos, parece que só tive êxitos!" Robert De Niro, ontem, no CM.

Etiquetas: