agosto 12, 2010

Blog # 671

Depois do alerta geral e do pânico, a OMS declarou extinta a pandemia do vírus H1N1, ou seja, a gripe A, que preencheu o outono e o inverno mais recentes. Para as farmacêuticas e associadas foi um bom negócio, mas é de mau-gosto fazer a associação. No dia seguinte ao anúncio, a revista ‘The Lancet’ alertava para o aparecimento de uma bactéria que parece imune a todos os tipos de antibiótico conhecidos: a NDM-1, com origem na Índia e no Paquistão e que já chegou à Europa. O “retorno do trágico”, ideia de Jean-Marie Domenach nos anos 70, mais tarde retomada por Mafesoli acerca das “sociedades pós-modernas”, pode aplicar-se a este cenário, ameaçando a racionalidade e a própria ideia de razão. Em ‘A Peste’, Camus alertava para a vitória do medo. Às vezes, ele pode vencer.

***

LIVROS DO VERÃO (28). Vamos ler livros fora de moda? Retome-se ‘A Morte Feliz’, de Albert Camus (Livros do Brasil); um romance escrito nesse cenário perfeito: mar, sol e mulheres – o mediterrâneo como interrogação do destino.

***

FRASES

"Com o desafio do procurador-geral da República, as escolas deixaram de ter medo de agir." Albino Almeida, presidente da CONFAP, ontem, no CM.

"Não há nada que me inspire tanto como dizerem-me para me calar." Fernanda Câncio, no blogue Jugular.

Etiquetas: