maio 31, 2010

Blog # 619

No dia em que Clint Eastwood festeja 80 anos (hoje) – despedimo-nos de Dennis Hopper, que morreu no sábado. ‘Easy Rider’ (1969) não é um dos filmes da minha vida, mas Dennis Hopper era um ator raro, de culto, perseguido por um halo de admiradores que também se comoveram ao ver um dos grandes filmes da década de oitenta, ‘Blue Velvet’ (1986) e prezaram muito o seu papel em ‘Apocalipse Now’ (1979). Hopper tinha uma habilidade natural para incarnar o olhar do mal. É isso que ele fazia como ninguém. Realizou ‘Easy Rider’ depois de Kerouac e de J.D. Salinger terem escrito os seus livros decisivos, mas a perdição estava lá, tal como em ‘Fúria de Viver’, onde tinha entrado muito atrás de James Dean. Hopper sobreviveu sempre como um olhar fatal, perdido e ameaçador. Mesmo hoje.

***

Atenção, leitores! Começou em Lisboa, no fim de semana, a Feira do Livro Manuseado – tudo nas livrarias Assírio & Alvim (no Chiado e na R. Passos Manuel): vale a pena. Bons preços, bons livros, boas oportunidades, boa ideia.

***

FRASES

"Os meus confundem a seleção dos Camarões com a dos Caranguejos." António Manuel Venda, no blogue Delito de Opinião.

"Parece que tudo é fácil, mas a vida não é fácil. Nada se faz sem esforço." Isabel Jonet, Bancos Alimentares Contra a Fome. Ontem, no CM.

Etiquetas: