abril 05, 2010

Blog # 579

É normal a reação contra Bento XVI, sob o pretexto da pedofilia. Não vale a pena explicar que foi Bento XVI, precisamente, a autoridade católica que mais abertamente falou sobre o assunto e tomou a seu cargo a punição e a denúncia dos crimes dos padres pedófilos. No entanto, passar dos ‘padres pedófilos’ para a ‘igreja da pedofilia’ é um passo. Não basta a investigação sobre os crimes e a sua punição; muitos pensam que é preciso ‘eliminar’ a religião em si mesma para que o mundo passe a ser um lugar perfeito. São produtos da ‘era do ressentimento’ e do lugar-comum – para quem a história, o tempo e a volatilidade das ideias feitas não têm importância. O problema é outro: eles não entendem a língua de Bento XVI, muito distinta das frases ‘pop’ da televisão. Isso confunde-os.

***

Interrupção de Páscoa: nada de literatura – está a chegar às livrarias o novo livro de Nigella Lawson, ‘Delícias de Nigella’ (Civilização). Rapazes, está na hora de dar um saltinho até à cozinha. Ela espera-nos, com aquele olhar.

***

FRASES

"Deviam deixá-los descobrir a religião quando crescessem. Pelos 30, quando já conhecem o medo." Filipe Nunes Vicente, no blogue Mar Salgado.

"As palavras convencem, mas o testemunho comove." D. José Policarpo, no CM online.

Etiquetas: