março 11, 2010

Blog # 562

Os portugueses têm má relação com o clima, que é destemperado – e não moderado. Só assim se explicam tantos avisos das autoridades sobre as ameaças de frio e calor. Desta vez é um pavilhão gimnodesportivo acabado de construir em Beja. Pronuncia-se ‘Beja’, e o que pensam os arquitetos? Calor. Daí que tenham construído um pavilhão sem coberturas laterais por onde entra a chuva e que faz do inverno (já vivi no Alentejo e sei) um pavor. Resultado: o pavilhão, glória do Parque Escolar, não é frequentado. Durante uma visita das autoridades encontrou-se uma explicação, que foi dada aos alunos e professores descontentes: a culpa é do clima e, quem sabe, da humidade gerada pelo Alqueva. Podemos construir maus edifícios mas, quanto a justificações, é a nossa grande especialidade.

***

Preparem as estantes aí de casa: a Gradiva vai publicar um romance que vale a pena esperar para ler – ‘A Casa-Comboio’, da estreante Raquel Ochoa. Obteve o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís em 2009. Cenário: a Índia portuguesa.

***

FRASES

"Portugal tem dificuldade em fabricar gente normal. Homens e mulheres simples." Bernardo Pires de Lima, no blogue União de Facto.

"Provocar 'irritação' ao primeiro-ministro não é grande troféu." Domingos Amaral, ontem, no CM.

Etiquetas: