março 12, 2010

Blog # 563

Em Portugal toda a gente tem opiniões devastadoras. Sobre a tauromaquia, então, trata-se de questões de princípio, de fé e de direito. Eu não tenho. Atendo aos argumentos de um e de outro lado e vejo como os políticos reagiram com hipocrisia ao tema de Barrancos, encontrando a malandrice de lhe fazer uma lei de exceção. A matéria é controversa, e há quem pense que o mundo devia ser um lugar sem sangue, florido e pastoral. Mas não é. Repetindo cerimónias antigas, mesmo alterando tradições, a tauromaquia prolonga uma relação difícil com a natureza e o jogo de vida e morte. O ministério da Cultura quer ‘regular’ a tauromaquia. Há quem ache ‘inoportuno’. Tenho dúvidas. Regular o quê? O tratamento dos animais? Admito. Mais do que isto é um excesso que não faz muito sentido.

***

Sinto falta de livros que ainda não estão nas estantes. Acontece quando vejo Mário de Carvalho – e penso no que pode ser o seu próximo romance. Neste caso, tem o título ‘A Arte de Morrer Longe’, e sai na terceira semana de Abril.

***

FRASES

"Existe coisa mais bonita do que ler uma coisa que se sente que foi pensada? Não existe." Maradona, no blogue A Causa Foi Modificada.

"A liturgia do ‘achismo’ consiste na mania de o achista responder a tudo sem rigor." Rui Rangel, ontem, no CM.

Etiquetas: