fevereiro 02, 2010

Blog # 536

Tomas Eloy Martínez – que morreu ontem – era um cavalheiro sul-americano, autor de dois livros admiráveis: ‘Santa Evita’ e ‘Cantor de Tango’, entre outros. Conheci-o quando já estava minado pela doença, mas sem ter perdido o extraordinário talento de contador de histórias. Mais do que isso: inventor, efabulador, narrador. São coisas diferentes – as histórias de Tomas encontravam sempre uma ligação à história amarga ou aventurosa do seu país e aos delírios que produziu. A Argentina tem autores desses, como Juan José Saer ou Belgrano Rawson (para não mencionar Bioy Casares, Borges, etc.) que encaram a dimensão do seu território como um cenário para todas as fantasias, por mais dura que seja a realidade. É isso que os torna sedutores: não serem evangelizadores mas escritores.

***

Depois do filme, está aí o livro: ‘Homens Que Matam Cabras Só Com o Olhar’, de Jon Ronson (Civilização). Uma coisa é ver George Clooney, Ewan McGregor, Kevin Spacey e Jeff Bridges — outra é ver o original. Vão bem servidos, descansem.

***

FRASES

"A 1ª República foi menos moderna, menos próspera e menos livre do que o regime anterior." Vasco Lobo Xavier, no blogue Mar Salgado.

"Há quanto tempo mantém essa relação? Faz sexo com ele? Então, qual é o problema?" Júlia Roberts para uma fã, ontem, no CM.

Etiquetas: