fevereiro 01, 2010

Blog # 535

É bonito, sim, e funcional, mas tem um teclado tão feio que nem parece ter sido desenhado pela Apple, só funciona com aplicações da casa, e ‘pad’ – nos EUA – é nome de penso higiénico. Mas é um avanço: no iPad, um iPhone maior, leem-se jornais e revistas e, parece, livros. Eu duvido. O iPad propõe ver filmes, acesso a jogos e à net no mesmo aparelho onde alguém pode, um dia, ler o ‘Guerra e Paz’. Mesmo não querendo fazer o papel de “velho conservador” gostava de relembrar que leitura supõe atenção, concentração e um módico de austeridade. O problema é que, para haver e-books portugueses, é necessário que existam pelo menos 20 mil aparelhos destes nas mãos dos leitores. Coisa para cinco a dez anos. Até lá, entretenham-se com os ‘gadgets’ da moda. Lindos. Mas enfim.

***

É uma das minhas paixões: ‘Alice no País das Maravilhas’. Acaba de sair uma edição belíssima, para crianças (na Arte Plural), com ilustrações, encartes, recortes e quase labirintos para se perder na obra de Lewis Carroll.

***

FRASES

"Enfiar um trapo medieval, da cabeça aos pés, seria um descanso para muitas." J. Pereira Coutinho, sobre as burqas. Ontem, no CM.

"Espero que nestas comemorações da República se lembrem mais dos vivos do que dos mortos." Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

Etiquetas: