julho 31, 2009

Blog # 408

Um país, para funcionar em pleno, precisa de malfeitores. Quando não os tem à altura (o que dá bem uma ideia do nosso atraso endémico) fabrica-os e, escandalizado, chama-lhes nomes. Depois de anos a ser acusada e apontada como culpada, inclusive pelos seus pares políticos, Fátima Felgueiras foi ontem absolvida pelo tribunal (como já tinha acontecido como Ferreira Torres). Há outros casos. Isso dá ideia de como funciona o país, que fica muito feliz com as indignações e escândalos patrióticos. De qualquer modo, tudo isto resultou num ‘upgrade’: quem se lembra da antiga Fátima Felgueiras e do seu penteado fora de moda? Uma passagem pelo Brasil transformou-a num ícone erótico, modelo da mulher madura, atrevida e corajosa. Na província não há só melros a cantar nas oliveiras.

***

‘Indignação’, de Philip Roth, será publicado pela Dom Quixote em Setembro. É uma boa novidade – o livro relembra ‘O Complexo de Portnoy’, um dos seus grandes romances, ainda que sem a sua carga sexual. É um dos nomes para o Nobel.

***

FRASES

"É uma proposta para entregar 200 euros à banca, angariando clientes logo à nascença." Bernardino Soares, PCP, sobre a proposta do PS de doar 200 euros por cada filho, ontem, no CM.

"Alguns acreditam que Joana Amaral Dias foi má – e que merece umas nalgadas. Compreendo-os." Luís M. Jorge, no blogue Vida Breve.

Etiquetas: