julho 17, 2009

Blog # 398

Já estamos na temporada dos festivais. Pessoalmente, sou agnóstico – compro discos (ainda sou desses) e ouço música em casa porque as multidões não são propriamente uma boa companhia para distinguir acordes e talentos. As grandes marcas investem nessas multidões de jovens consumidores, mas há festivais que se mantêm por insistência de lunáticos teimosos, como o de Carviçais, que não sei se se realiza este ano; no meio do deserto, aquela barulheira tem o sabor da resistência contra o esquecimento, misturando o som do hip-hop com os melros das amendoeiras. Uma boa parte desses ‘eventos’ de pop e rock conta com apoios públicos, com as autarquias à cabeça, o que é uma festa em ano eleitoral e arrasta consigo a ideia de que a alegria tem não tem preço. Infelizmente, tem preço.

***

Outubro’, assim se chama o livro de Rui Bebiano (edição próxima na Angelus Novus) com textos sobre a mitologia da revolução de Outubro de 1917 e de como os intelectuais foram e são seduzidos para a sua memória. Fundamental e inteligente.

***

FRASES

"O BE teve uma enorme vitória. A associação de Roseta com António Costa salvou o Luís Fazenda." Pedro Marques Lopes, no blogue União de Facto.

"Estou realmente nu e gosto muito daquela fotografia. Era mais novo." Caetano Veloso, cantor, sobre o documentário ‘Coração Vagabundo’, onde aparece nu. Ontem, no CM.

Etiquetas: