julho 29, 2009

Blog # 406

Passaram ontem cem anos sobre o nascimento de um dos escritores mais complexos da nossa memória, Malcolm Lowry. O seu ‘Debaixo do Vulcão’ é um romance prodigioso sobre a perda, o amor, a descida ao inferno – o México. O romance passa-se numa cidade a cem quilómetros da capital, Cuernavaca. Visitei-a há quase dez anos para reconhecer os cenários do filme homónimo (outro prodígio, realizado por John Huston, argumento de Cabrera Infante, com Jacqueline Bisset e Albert Finney), e as suas ‘cantinas’ onde se percebe o aroma do mescal, destinado à perdição. O personagem principal, o cônsul Firmín, é a alegoria do homem ferido de amor e abandonado à sua sorte, enfrentando a morte. Malcolm Lowry é um grande escritor e ‘Debaixo do Vulcão’ um monumento intemporal à literatura. Leiam.

***

Atenção fanáticos: a Assírio & Alvim preparou uma edição especial de apenas 60 exemplares, encaderrnados, da coleção completa da revista ‘A Phala’, criada e dirigida por Manuel Hermínio Monteiro. São 600 páginas, são 140 euros.

***

FRASES

“Há quem colecione maridos. Eu coleciono psiquiatras. Preferia colecionar maridos." Ana Cássia Rebelo, no blogue Ana de Amsterdam.

“Disseram que dizem muito mal de mim na blogosfera e vim ver se era verdade." José Sócrates, ontem no CM.

Etiquetas: