julho 20, 2009

Blog # 399

A história do futuro fez-se também disso, da chegada do homem à Lua. Há exatamente quarenta anos, Neil Armstrong tornou-se o primeiro de nós e pareceu simples: desceu da Apollo 11 e pisou aquele deserto de poeira, rochas e sombras. Quarenta anos depois, o sonho de ocupar o céu continua a reenviar-nos para aquele momento mágico em que a face da Terra era vista de longe. A nossa imaginação foi entretanto desafiada pelo cinema, pela literatura e pela ciência por outras viagens, outros riscos e outros impossíveis. Eu, que vi pela televisão esse momento, admito que haja mais expectativas (Marte, por exemplo), mas a comoção regressa periodicamente ao revivê-lo. Um jardim suspenso no espaço – na Lua, por exemplo – era bem mais útil do que aquilo que temos feito ultimamente.

***

Traços de Viagem’ (Bertrand) é o novo livro de viagens (depois de ‘Histórias Etíopes’) de Manuel João Ramos: um mapa que percorre a Tunísia, Espanha, Reino Unido ou Etiópia, com desenhos do autor. A face da terra vista de perto.

***

FRASES

"Deus pôs esse dinheiro nas mãos do Real Madrid para contratar o Kaká. E nós vamos poder abrir uma igreja." Caroline Celico, mulher do futebolista Kaká. Ontem, no CM.

"Pior do que homossexual masculino e querer dar sangue, é ter rinite alérgica e espirrar na Fnac." Laura Abreu Cravo, no blogue Mel com Cicuta.

Etiquetas: