julho 21, 2009

Blog # 400

Parece que havia um romance, ‘A Última Madrugada do Islão’, de André Ventura, sobre Arafat e uma das teorias da conspiração que rodeiam a sua morte – e sobre o confronto entre o ‘fundamentalismo’ muçulmano e a vida das sociedades ocidentais. Que temas! A Chiado Editora alega que, entretanto, recebeu ameaças que a levaram a adiar indefinidamente a publicação do livro, tendo mesmo pedido pareceres a autoridades islâmicas. Se isto é verdade, trata-se de um erro grave. A editora invoca o seu ‘sentido de responsabilidade’ (especialmente respeitador do ‘fundamentalismo’) para não publicar o livro. Quem correu riscos a sério e desafiou os barbudos que queimavam os ‘Versículos Satânicos’ (não os confundindo com o Islão) só pode rir-se deste episódio que não enobrece ninguém.

***

Ideias Optimistas’ reúne textos de cientistas (sobretudo) sobre as suas ideias otimistas para o futuro. Tradução impecável de Jorge Palhinhos, leitura estimulante e até divertida (Tinta da China). Nem tudo pode ser mau no futuro.

***

FRASES

"A corrupção e o tráfico de influências, não só são tolerados como premiados nas urnas." António Ribeiro Ferreira, ontem no CM.

"O SLB contratou mais um suplente do Real Madrid. O Bê já não quer dizer Benfica?" José Medeiros Ferreira, no blogue Bicho-Carpinteiro.

Etiquetas: