julho 15, 2009

Blog # 396

Quem corre atrás das estatísticas acaba a ser devorado por elas. É o que acontece com o Ministério da Educação, que ainda não descobriu que "os números" atrapalham "as estatísticas". Na semana passada, e muito bem, a ministra deixou um ralhete (merecido) aos alunos, acusando-os de não se terem preparado. Agora, treslendo os números dos resultados do 9.º ano, declarou que eles devem encher-nos de orgulho. Toda a gente aceita que o ministério não é responsável pelas notas dos exames, mas os seus responsáveis (com a inestimável contribuição do secretário Valter Lemos, uma luminária) teimam em associar-se porque gostam de boas estatísticas, mesmo manipuladas. Esta trapalhada só serve para tirar qualquer pingo de credibilidade ao ministério da Educação, o que é uma pena.

***

"Estrela Distante", de Roberto Bolaño (Teorema), é uma espécie de despedida – para quem leu ‘Os Detectives Selvagens’ (um dos melhores de 2008). O autor não viveu para conhecer o sucesso dos livros, mas nós podemos render homenagem.

***

FRASES

"As minhas notas são um espectáculo. Já esperava ter boas notas porque os exames foram fáceis." Guilherme Santos, 15 anos, Viseu. Ontem, no CM.

"Ando a ser seguido no twitter por uma senhora que em tempos me despediu." Pedro Vieira, no blogue Irmão Lúcia.

Etiquetas: