julho 14, 2009

Blog # 395

Os bastonários das ordens dos Médicos e dos Advogados acham que o Estado abriu vagas excessivas nos cursos de Direito e de Medicina – e que os futuros licenciados irão parar ao desemprego. De certa maneira têm razão. Mas não têm. A premissa de que um curso de Direito dá acesso à profissão de advogado já acabou; e quanto a medicina, havemos de falar. Se atentarmos nas “saídas profissionais” de outros cursos, como “relações internacionais”, sociologia ou “comunicação social”, o caso é pior. Acredito muito mais num pequeno jurista que tenha vontade de concluir o curso de Direito nas condições atuais, do que num bonzo do juridiquês ou num advogado que apenas sonhou com promoção social e um bom emprego. Vai ser uma luta, senhores bastonários. Mas a vida não é fácil, pois não?

***

A editora Palimpsesto acaba de publicar uma preciosidade: ‘O Galo de Sócrates’ (não, não é o que estão a pensar), uma pequena história de Leopoldo Alas Clarín (o autor de ‘La Regenta’, essa obra-prima). Este Sócrates é o verdadeiro.

***

FRASES

"Não sei porquê, a vida é muito mais difícil para as pessoas de carne e osso." No blogue A Menina Limão.

"O conselho que deixo aos jovens é que fujam dos cursos de Direito." Marinho Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados. Ontem, no CM.

Etiquetas: