julho 08, 2009

Blog # 391

O ministério da Educação (ME) não aprende. Confrontado com a duplicação da taxa de reprovações a matemática no 12.º ano, a resposta oficial foi a de que houve “menos investimento, menos trabalho e menos estudo” por parte dos alunos – o que é uma resposta honesta e louvável. Mas logo a seguir tinha de vir a asneira: o ME atribui “à comunicação social” a despreparação dos alunos por ter dito que “os exames eram fáceis”. Além de não aprender, o ME não tem vergonha: não foi “a comunicação social” que difundiu a ideia – foram professores ou especialistas nacionais e estrangeiros, depois de terem visto os testes dos exames e não antes. A ministra não percebeu que, em vez de festejar estatísticas, – lhe pedimos para dar um ralhete aos alunos. Isso seria bem visto. E seria pedagógico.

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O que é a beleza? É a tentar responder a essa pergunta que o filósofo britânico Roger Scruton (o autor de ‘Guia de Filosofia para Pessoas Inteligentes’) escreveu ‘Beleza’, um texto notável e inteligente, fundamental (Guerra e Paz).

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FRASES

"Os resultados obtidos revelam uma tendência de estabilidade em relação aos anos anteriores." Valter Lemos, secretário de Estado da Educação, sobre a duplicação das reprovações. Ontem, no CM.

"Ninguém o quer calar, homem. Faça lá a sua cena e habitue-se a ser criticado." Fernanda Câncio, no blogue Jugular, sobre J. Pacheco Pereira.

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