julho 06, 2009

Blog # 389

Maria João Pires decidiu fixar-se em definitivo no Brasil e, ao que se sabe, pedir a nacionalidade. Creio que faz bem – mas aviso-a de que terá muitas desilusões porque o Brasil não é o paraíso e a Bahia não é, de certeza, uma das suas dependências. A pianista está zangada com Portugal porque “o país” não apoia o seu projeto de Belgais – um centro de artes. Não é verdade. O Estado deu alguns subsídios e apoios mas não pode pagar a fatura. Se M. J. Pires acha que Belgais é tão importante e “o país” tão ingrato, devia desafiar “as condições” e “o país” – e não abandonar a iniciativa. Infelizmente, segue o caminho mais banal: sair, em pranto, a queixar-se “das condições”. É pouco original e sem eficácia. “O país” até pode ouvir a sua música, mas não lhe paga os luxos.

***

Francisco Teixeira da Mota reúne em ‘O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e a Liberdade de Expressão’ (Coimbra Editora), oito casos em que os tribunais portugueses condenaram jornalistas – a Europa absolveu-os em nome da liberdade.

***

FRASES

"Gastam-se milhões de euros em legislação da má qualidade." António Martins, presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, ontem no CM.

"Não tarda nada o Benfica está a celebrar os campeonatos de matraquilhos e de ping-pong." Ana Cássio Rebelo, no blogue Ana de Amsterdam.

Etiquetas: