março 17, 2009

Blog # 310

O ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, anunciou em Cabo Verde que o Acordo Ortográfico entraria em vigor, em Portugal, no segundo semestre de 2009. No Brasil já está na rua: os jornais já se publicam com a “nova ortografia” e começam a ser distribuídos os primeiros manuais escolares especificamente dedicados à ortografia. Acontece que, em Portugal, há um abaixo-assinado para reenviar a lei ao parlamento. Ao ultrapassar as cem mil assinaturas, esta petição pública obriga os deputados a reapreciar toda a lei. De modo que o anúncio da entrada em vigor do Acordo pode ser uma má decisão política. O país que encolhe os ombros aos erros do ‘Magalhães’ ou ao mau Português dos seus políticos, é fervoroso quando se trata de mexer nos seus símbolos. Podem andar pelas ruas da amargura e serem maltratados com vigor, os símbolos – mas quando toca a reunir, vem tudo para a rua falar de escândalo. A ortografia ameaça transformar-se nisso mesmo.

***

Chega na próxima semana às livrarias, o novo livro de Michael Ondaatje (o autor de ‘O Paciente Inglês’), ‘Divisadero’: o cenário é fatal e abre com o norte da Califórnia nos anos 70 – os grandes desertos americanos, duas mulheres, um jogador de póquer, um autor desaparecido.

***

FRASES

"Com esta crise pode ser que um gajo acabe na política, ou assim, é preciso ir preparando o passado." Lourenço Cordeiro, no blogue Complexidade e Contradição.

"O Governo português chegou a fazer negócios utilizando offshores." Carlos Anjos, PJ, ontem, no CM.

Etiquetas: