março 11, 2009

Blog # 306

Aos domingos, o CM publica – na sua revista – uma série de documentos extraordinários: são as fotografias dos últimos trinta anos portugueses, que correspondem aos trinta anos do jornal. Como temos a memória curta, convém regressarmos de vez em quando àquelas imagens; sobretudo porque, entretanto, o país mudou muito, melhorou o seu aspecto, construiu auto-estradas, usa roupas da moda, entrou na Europa, e não nos envergonha. Também é verdade que vivemos com mais ressentimento, estamos endividados (logo, mais pobres) e com medo do futuro. As fotos de há 30 anos mostram-nos um país que esquecemos. Mas somos aquilo: somos aqueles bigodes fora de moda, as ruas esventradas, aquela exuberância falsa. À primeira vista somos muito modernos. Mas continuamos a ser aqueles retratos.

***

Sai em Abril o novo livro de José Mário Silva, crítico, poeta e ficcionista: leva o título ‘A Luz Indecisa’ (Oceanos) e tem versos deslumbrantes, coisas quotidianas: “Caruma, raízes escuras, manchas/ de luz entre as árvores.” Reserve.

***

FRASES

“Voltei ao vinil. O digital é maricas e o matrimónio é um privilégio único do analógico." Tiago Cavaco, no blogue Voz do Deserto.

“Não se sabe. [...] O bairro foi abandonado." Fernando Brancaamp, Pres. Junta Alto do Pina, sobre quantas pessoas vivem no Bairro Portugal Novo, ontem, no CM.

Etiquetas: