março 10, 2009

Blog # 305

Os críticos de cinema discutem se ‘Quem Quer Ser Bilionário?’ (‘Slumdog Millionaire’), o filme de Danny Boyle, merece ou não ser visto. Parece-me que a questão é ‘o retrato da Índia’ (que seria pouco ‘comprometido’) e o facto de ter um ‘final feliz’. Há um grande preconceito sobre esta matéria e todos querem ser plagiadores de Edward Said a qualquer o custo – o filme, pecado dos pecados, seria demasiado ‘ocidental’. Além disso, não está carregado de ressentimento pós-colonial, de culpados, e de ‘mensagens’ sobre a pouca-vergonha que é um pobre querer ser rico. Pior desígnio do que este, só o facto de não ser um filme sobre o ‘declínio do Ocidente’ e de nos deixar a rir bem perto do final. A “crítica cultural” está cheia de sacerdotes e de fustigadores de palmo e meio.

***

Leitores de John Updike! Está aí ‘As Viúvas de Eastwick’, logo no começo de Abril (chancela da Civilização). Guardem energias para o derradeiro romance do grande retratista americano, um momento único para ler e reler. É fartar!

***

FRASES

"Como manifestação de boa-fé, Vale e Azevedo pedia-me três ou quatro milhões de dólares." Isaías Samakuva, presidente da Unita, ontem, no CM

"Manuel Alegre: com um mínimo de atitudes criou um máximo de expectativas." José Medeiros Ferreira, no blogue Bicho-Carpinteiro.

Etiquetas: