março 12, 2009

Blog # 307

Segundo Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República, o projecto de lei sobre a violência doméstica “tem muitos conselhos, o que não deveria fazer parte de uma lei ordinária”. Seja bem-vindo ao clube. Legislar devia ser uma actividade séria e ponderada, ao abrigo das pressões da actualidade, da última moda e dos títulos dos jornais. Em Portugal legisla-se bastante (para cada problema promete-se um decreto) e sob influência da actualidade. Como se não bastasse, muitos legisladores acham que a lei fica incompleta se lhe falta um preâmbulo ideológico cheio de moral, ética e princípios, onde é mais fácil cair a asneira. Se os legisladores têm necessidade de grandiloquência, que a pratiquem no lugar adequado, poupando-nos a sermões e figuras de estilo sobre a vida em geral.

***

‘O Planalto e a Estepe’ é o título do novo livro de Pepetela, que a Dom Quixote publica em Abril – lembrança de quando Moscovo era a ‘grande pátria’. É lá que um estudante angolano e uma jovem mongol se encontram. O resto é romance.

***

FRASES

“Agora, tenho de levar isto a sério." Paulo Branco, produtor de cinema e agora actor num filme de Mathieu Amalric, ontem no CM.

“Vocês dão-nos o guito, nós damos-vos a respeitabilidade." Filipe Nunes Vicente, sobre a visita do presidente angolano, no blogue Mar Salgado.

Etiquetas: