fevereiro 27, 2009

Blog # 298

Ainda está por escrever a história fascinante dos emigrantes portugueses do segundo quartel do século XX para a Venezuela. Há histórias sem fim – como a de Fernando Morais (fundador do Centro Português), figura essencial da comunidade portuguesa, que morreu no ano passado em Caracas. Como a do editor Mário Moura, que agora vive em Portugal. E como a do livreiro Sérgio Alves Moreira, que morreu anteontem, na Venezuela. Essa presença é notável, cheia de risco e de um desproporcionado gosto pela aventura. Amo esta gente portuguesa da Venezuela, os primeiros emigrantes, os que povoaram o bairro da Candelaria, os que chegaram ao porto de La Guaira e se fixaram para lá dos Andes ou em Maracaibo. Com a morte de Alves Moreira, vai uma parte da nossa aventura. E dos nossos livros.

***

Para quem não tinha lido nenhum livro do Nobel deste ano, J.M.G. Le Clézio, e não encontra ‘O Deserto’ (o melhor de todos), aqui está ‘Estrela Errante’ (Dom Quixote), acabado de sair, tradução de Maria do Carmo Abreu.

***

FRASES

“Temos um pequeno sentimento de vingança contra o Leixões." Quique Flores, treinador do Benfica, ontem no CM.

“Só um país grande teria sido capaz de sobreviver a 900 anos de convívio com os portugueses." Manuel Jorge Marmelo, no blogue Teatro Anatómico.

Etiquetas: