dezembro 17, 2008

Blog # 248

Alguns jornais interrogavam-se, ontem, sobre se Muntadar al-Zaidi, o jornalista iraquiano que atirou um sapato a George Bush, era um herói ou um delinquente num país onde heroísmo e delinquência se cruzam várias vezes por dia. Trata-se, portanto, de uma pergunta deslocada, até porque um sapato não é propriamente uma pedra – e tem mais graça. Mas é um sapato. O gesto corre o risco de virar moda, se bem que as pessoas não achassem tanta graça se o sapato atingisse a cabeça de Hugo Chávez ou de Lula da Silva, ideologicamente protegidos contra o arremesso. Cada sapato tem a sua ideologia. E, desculpando-se o gesto hoje, quem sabe se não o justificaremos amanhã. Mesmo que o sapato de Muntadar al-Zaidi sirva apenas para mostrar que o presidente americano não passa de um alvo.

***

Acaba de sair o segundo volume do 'Diário' de Luísa Dacosta (edição Asa), 'Um Olhar Naufragado'. Uma sensibilidade rara e em desaparecimento, coisa de outro tempo. Com o sabor do mar do Norte e um gosto inusitado pela névoa.

***

FRASES

"Não existe nenhuma guerra de gangs. São só pequenos problemas que têm de ser resolvidos." Grupo em busca de vingança depois da morte na Casa Pia, ontem no CM.

"Tive o maior cuidado com as crianças, não fossem elas ouvir os detalhes das fraudes bancárias." José Medeiros Ferreira, no blogue Bicho-Carpinteiro.

Etiquetas: