dezembro 04, 2008

Blog # 239

O que pede o Ministério da Educação? Que se cumpra a lei sobre "a avaliação". Quem fez a lei? O governo e a sua maioria. A quem se dirige a lei? Aos professores. Os professores concordam com a lei? Não. É possível aplicar uma lei quando aqueles a quem ela se dirige não querem a sua aplicação? Não. Este imbróglio diz respeito a todas as leis, ou seja, ao "espírito das leis", de que falava Montesquieu. Há quem pense que basta redigir uma lei para que a lei se cumpra; seria fácil, a um punhado de "pessoas esclarecidas", passar um ano a produzir leis e três anos a mandar executá-las, fechando um ciclo eleitoral. Infelizmente, as leis dirigem-se a pessoas concretas que vivem em condições concretas, nem sempre as desejáveis. As "pessoas esclarecidas" às vezes não vêem isto.

***

A Assírio & Alvim acaba de publicar um pequeno e delicioso livro: "Segredos Culinários de Maria Callas", ou seja, as receitas apreciadas pela diva. Tem um prefácio de José Bento dos Santos e sugestões fatais para o nosso apetite.

***

FRASES

"Que bela crise, devem pensar os accionistas e os felizes depositantes de fortunas do BPP." José Medeiros Ferreira, no blogue Bicho Carpinteiro.

"Não existe razão para a greve." Valter Lemos, secretário de Estado da Educação, ontem no CM.

Etiquetas: