dezembro 10, 2008

Blog # 243

Há uma enorme duplicidade das televisões quando exibem imagens de tumultos: há guerrilhas boas e guerrilhas más. Depende. Para a generalidade da imprensa, os meninos que andam a destruir Atenas são jovens e anarquistas em protesto. Lá vem a ladainha habitual: desemprego jovem, blá-blá, adolescentes coitados, blá-blá. Os desempregados que assaltam lojas em países africanos 'progressistas' ou em Timor, esses, são 'desordeiros'. Há um 'glamour' do protesto consoante os desordeiros usam lencinho palestiniano ou exibem males pouco fotogénicos. No primeiro caso, podem apedrejar os carros da polícia enquanto bebem umas cervejas; no segundo, são apenas instrumentalizados pela miséria, o que é pouco 'cool' para as novas gerações. A televisão gosta de promover o turismo do desacato.

***

Festejemos o regresso das velhas, saudosas e belas edições da Ática, entretanto tomada pela Guimarães. Acaba de sair 'O Rosto e as Máscaras', a clássica antologia de Pessoa (poesia e prosa), organizada por David Mourão-Ferreira. Corram!

***

FRASES

"As avarias são provocadas pelas alterações exigidas pelo Ministério da Administração Interna." Fonte policial sobre as novas pistolas a atribuir à PSP, ontem no CM.

"Os telemóveis deveriam vir acompanhados de um exemplar da 'Estilística Portuguesa'." António Figueira, no blogue 5 Dias.

Etiquetas: