setembro 12, 2008

Blog # 180

Graças à Agência Lusa, pude ontem saber que Vila Nova de Foz Côa vai este ano aderir ao Dia Europeu sem Carros, no sentido de "uma política mais sustentável de transportes". O leitor não sabe, mas a notícia comove-me – nasci lá e sofri, como todos os seus naturais, para ter uma rede de transportes, sustentável ou não. Ainda há menos de 30 anos, familiares meus deslocavam-se dezenas de quilómetros a pé para tratarem das suas vidas e não havia "transportes sustentáveis". A minha aldeia (o Pocinho) tinha comboio, que era "sustentável"; agora, o comboio vai desaparecer. Muita gente naquelas paragens, antes de se falar de "mobilidade sustentável", sabia muito do assunto – simplesmente, há vinte anos, não tinha transporte. Eis como Portugal se transforma – pelo topo. Pelas palavras.

***

Para amantes de Lisboa, alfacinhas, ulissiponenses: está aí 'A Invenção de Lisboa' (Livro I), do historiador José Sarmento de Matos (edição Temas e Debates). A cidade já merecia ter um livro assim, culto, conversado, bem escrito.

***

FRASES

"Percebo Helena Roseta. O exercício da política só faz sentido com o exercício do poder." Rodrigo Moita de Deus, no blogue 31 da Armada.

"Se eles sentirem dor é apenas um processo natural que não viola a Constituição." Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos da Indonésia sobre as penas de fuzilamento dos bombistas de Bali, ontem no CM online.

Etiquetas: