setembro 04, 2008

Blog # 174

O primeiro-ministro visitava o Liceu Pedro Nunes e, de acordo com o CM, confundiu as salas onde os alunos têm aulas com os "contentores das obras". É uma confusão natural: a explosão escolar transformou os velhos liceus em 'estabelecimentos de ensino' superlotados e esburacados. Mas a democratização do ensino tem as costas largas – e deve atribuir-se grande parte das culpas à incúria, irresponsabilidade, desleixo, apatia e falta de sentido de Estado dos responsáveis da Administração Escolar (desde o Ministério às Câmaras) durante os últimos vinte anos, sejam eles quem forem. Entre tantas obras, as escolas ficaram sempre para trás, esquecendo que não é possível melhorar os resultados educativos em escolas decrépitas, feias e sujas. O que é feio e sujo gera lixo fealdade.

***

O novo livro de poesia de Nuno Júdice, "O Breve Sentimento do Eterno", está pronto e chega às livrarias a 25 de Setembro. Inclui a reprodução dos manuscritos de todos os poemas e é publicado pelas edições Nelson de Matos. Não perca.

***

FRASES

"São monoblocos para os alunos terem aulas, eles depois nem querem sair daqui." Ministra da Educação, ontem no CM.

"Convinha que a justiça seja mais prudente, menos espectacular e tagarela." João Gonçalves, no blogue Portugal dos Pequeninos.

Etiquetas: