setembro 11, 2008

Blog # 179

O ministro Rui Pereira é uma figura simpática mas, ao que parece, ligeiramente desastrada. Falando sobre o caso do homem baleado anteontem, na esquadra de Portimão, o ministro comparou-o com o da execução de Lee Harvey Oswald (o assassino de J.F.K.) nas barbas do FBI e da polícia, numa esquadra de Dallas. O ministro merece que alguém o esclareça sobre o episódio – ou lhe explique que não são coisas comparáveis. Evidentemente que ninguém previa os tiros de Portimão, e ninguém culpa a polícia. Mas a evocação de JFK e dos tiros que Jack Ruby disparou sobre Oswald pode transformar a tragédia, perigosa, num folhetim do anedotário nacional. Ou o ministro anda a ver filmes demais ou, então, é um caso de stress pós-traumático, resultado da onda de crimes de Agosto. É do calor.

***

Amanhã estará nas livrarias o novo romance de Paulo Coelho, 'O Vencedor Está Só' (Pergaminho): a história parece começar num Festival de Cinema de Cannes entre gente famosa actores, estilistas, jornalistas – e assassino incluído.

***

FRASES

"Faz mal em subestimar a criminalidade." António Filipe, deputado do PCP, para o ministro da Administração Interna, ontem, no CM.

"Menezes representa o que existe de mais desprezível e mesquinho num partido político." João Gonçalves, no blogue Portugal dos Pequeninos.

Etiquetas: