janeiro 24, 2008

Blog # 14

Há uns tempos, o Presidente da República discursou sobre a necessidade de práticas legislativas que castigassem a obesidade e a falta de saúde dos portugueses. Na altura, critiquei a obsessão legislativa, mas hoje compreendo a tendência – em Portugal, há demasiada gente à solta a legislar, convencida de que vai mudar o Mundo por decreto. Seja como for, e mesmo tendo razão, é necessário avisá-los sobre o tom que adoptam nas suas mensagens: além de evangelizador (que já irrita) pode ser malcriado. Veja-se o caso do presidente da sociedade de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, que ontem recomendava “medidas de saúde pública muito agressivas” para combater a obesidade. O que ele defendia era “mudar as mentalidades e a própria cultura”, o que seria óptimo. Como? “Acabar com a ingestão de gorduras, de álcool, com o assado de domingo, os rissóis e o pão com manteiga.” Logo o assado de domingo e os rissóis, justamente. Esta gente tem razão, mas não tem juízo nenhum.

***

Vão longe os tempos em que altas figuras do PS (como Vera Jardim, que foi ministro da Justiça) iam para o aeroporto de Lisboa impedir a repatriação de estrangeiros ilegais, em nome dos princípios. Agora, é o governo do PS que, às escondidas, os devolve a Marrocos, invocando a lei e os princípios. Tudo muda na vida.

***

- A excelente livraria Pó dos Livros, de Gonçalo e Bárbara Bulhosa (Lisboa, na avenida Marquês de Tomar, 89) tem um blogue com muita informação: http://www.livrariapodoslivros.blogspot.com/

- O romance do timorense Luís Cardoso (autor de ‘Requiem para o Navegador Solitário’), a sair no final do ano, tem uma personagem estranha: Sinead O’Connor.

Etiquetas: