janeiro 10, 2008

Blog # 4

Os ‘moderninhos’ e os burocratas da Segurança Social preferem falar de ‘idosos’ em vez de ‘velhos’. Compreende-se: o mundo actual venera a juventude e abomina as rugas e a sabedoria, que são incómodas, pagam menos impostos e são fracos consumidores. Por isso trata-os como um incómodo para ‘a sociedade’, cheios de medicamentos e ocupando as filas de espera nos hospitais. Dão prejuízo. Com o apoio dos ‘parceiros sociais’, o Governo dividiu por 14 meses os retroactivos das pensões básicas: dá cerca de 70 cêntimos/mês. Nenhuma explicação mascara essa crueldade. É mais fácil tratar mal os velhos que recebem 400 euros de reforma – eles não vão para a rua protestar.

***

O ‘Nouvel Observateur’ publicou uma foto de Simone de Beauvoir nua. As feministas protestaram, em bando, porque a nudez de Beauvoir “não ilustra em nada os seus escritos, o seu feminismo ou a sua personalidade”. É mentira. Sabemos que afinal ela tinha um corpo (a que Sartre não ligava muito) e que ria, nua e descontraída, longe de Paris (a foto é tirada na casa do amante americano) e dos mandarins da época, que podiam ser muito sérios mas não sabiam do essencial: como saborear a nudez bonita de Simone de Beauvoir.

***

- A Teorema lança este mês mais um livro do catalão Enrique Vila-Matas: ‘Exploradores do Abismo’. A receber com atenção.

- E outro, a aguardar: ‘Os Detectives Selvagens’, do chileno Roberto Bolaño, que o ‘The New York Times’ incluiu entre os dez melhores livros deste ano. Muito bom.

Etiquetas: