agosto 21, 2005

FJV fechou o "Aviz" mas prepara site pessoal

A "comichão nos dedos" que sente ao folhear a imprensa do fim-de-semana é uma das razões porque não vai ficar longe do ciberespaço. Na passada quinta-feira, Francisco José Viegas escreveu o último post no seu blogue, o Aviz. Mas o jornalista e escritor não fechou a porta. Em Novembro vai lançar um site. Outro blogue está, também, nos seus horizontes.

"O Aviz é um blogue de um tempo terminado", disse ao DN Francisco José Viegas, sublinhando o que escreveu no derradeiro post "teve uma temporada". Confessando-se "cansado", o escritor diz que "ultimamente falava muito do Brasil e não tinha muita coisa para dizer em relação ao andamento da Humanidade". Além disso - considera - "há blogues muito bons, não vale a pena estar a preencher só por preencher, senti que estava um bocado esgotado".

O Aviz chegou à blogosfera em Julho de 2003 e actualmente recebia 2500 visitas diárias, de acordo com o autor. É considerado um "farol" da blogosfera lusa. Francisco José Viegas ri-se "um farol não alinhado, uma brincadeira politicamente liberal à moda antiga...".

Numa mesma semana, o escritor pôs o ponto final em dois blogues. O Fora do Mundo, que partilhava com Pedro Mexia e Pedro Lomba, deixou de ser actualizado na quarta-feira. O trio vai voltar à blogosfera, "provavelmente em projectos individuais".

Francisco José Viegas prepara um site, para Novembro, "com o meu trabalho como escritor, os livros...", revelou ao DN. Quanto ao próximo blogue, sabe que o vai ter mas para já quer descansar.

Entretanto, vai continuar a dedilhar diariamente blogues, onde gosta de encontrar bons pedaços de português ("é uma das grandes descobertas da blogosfera"). Interessam-lhe mais "do que as discussões políticas". Percorre com afã os blogues brasileiros (muitos foi apresentando no Aviz) e sublinha a qualidade de projectos nacionais como Blogame mucho, Blasfémias, Grande Loja do Queijo Limiano, A Voz do Deserto, Miss Pearls, A Praia, Contra a Corrente, Mar Salgado e Causa Nossa. Entre outros.

Diário de Notícias on-line - 21 de Agosto de 2005