abril 22, 2011

Blog # 850

A semana da Páscoa trouxe-nos a estreia de ‘Jane Eyre’, o filme de Cary Fukunaga, com Mia Wasikowska, Michael Fassbender e Judi Dench. Será matéria para cinéfilos – por mim, recomendo que se leia, também, o livro, um dos romances essenciais da literatura europeia, de Charlotte Brontë (a irmã de Emily, autora de ‘O Monte dos Vendavais’, e de Anne, a de ‘Agnes Grey’). ‘Jane Eyre’ é um dos livros fundadores do primeiro feminismo: trata de um combate pela independência e pela dignidade, encetado por uma heroína rara na literatura da época (segunda metade do século XIX inglês), ainda respirando os versos do último romantismo e os acordes da poesia de Byron ou Keats. Juntamente com o livro da irmã Emily e com ‘Orgulho e Preconceito’, de Jane Austen, é inesquecível e poderoso.

***

Para interessados em jornalismo de investigação, teorias da conspiração e afins, a Casa das Letras publica, no início de Maio, ‘Nos Bastidores da Wikileaks’, o livro de Daniel Domscheit-Berg, ex-número dois de Julian Assange.

***

FRASES

"Se pensa que não é possível mais tiros nos pés, o PSD arranja sempre forma de dar mais um." Pedro Marques Lopes, no blogue União de Facto

"Vamos estar potencialmente atentos às pessoas que possam pôr em risco a vida de terceiros." Pedro Costa Lima, GNR, sobre a ‘Operação Páscoa’. Ontem, no CM.

Etiquetas: