outubro 20, 2010

Blog # 720

O CM escrevia ontem, a propósito de um concerto dos The Psychedelic Furs, que há uma ‘onda de revivalismo’ e que a música dos anos 80 está de regresso. Isto pode aplicar-se a quase toda a pop de hoje, rock “mais sério” incluído. Ao passar os olhos pelos iPods meus vizinhos deparo com centenas de versões de velhas canções dos anos 60, 70 e 80 – e com a surpresa de muitos adolescentes quando lhes digo que se trata de ‘covers’ e não de ‘originais’. Eu gosto. Também gosto de grande parte das bandas ‘indie’ de hoje, que replicam o melhor dos anos 60 (a inocência e a simplicidade do rock) e fogem do pior (o folclore, ‘a mensagem’ – geralmente idiota – ou a arrogância). Nem sempre se pode juntar o melhor dos mundos, mas é possível escolhê-lo com alguma serenidade e talento.

***

‘Doutor Avalanche’, de Rui Manuel Amaral (o autor de ‘Caravana’) pode ser uma boa surpresa para leitores incautos, que é como deve ser os leitores disponíveis para bons livros (edição Angelus Novus)

***

FRASES

"Em Portugal, vamos estar a pagar mais e a receber menos." Pedro S. Guerreiro, ontem, no CM.

"A pornografia da alma é uma grande conquista das nossas sociedades, todos nus num reality-show." Bruno Vieira do Amaral, no blogue A Douta Ignorância

Etiquetas: